JAD-E
Consultando processos de forma prática e eficiente
Visão Geral
Tipo
Tempo
Ferramentas
UX|UI Case - Trabalho de Conclusão de Curso
Figma, Photoshop, Illustrator, Miro
4 Meses
Equipe
Minha contribuições
Angela Sossella, Rafael Machado, Rodrigo Koga e Yasmin Pereti
Hipóteses, Personas, Arquitetura da Informação, Wireframes, UI/UX Design, Prototipação


O Projeto


Sobre
O JAD-E é uma plataforma online de consultas processuais podendo ser acessada tanto por advogados quanto por pessoas leigas, seja através de seu site ou do aplicativo mobile. Com o crescente aumento de processos ao decorrer dos anos e com a esmagadora maioria sendo oriunda de processos eletrônicos, vimos uma oportunidade de trazer uma modernidade ao sistema jurídico atual com auxílio e junção do Direito ao Design.
Problema
O âmbito jurídico possui uma grande problemática em relação à falta de integralidade da sociedade como um todo. Apesar do número de processos aumentar a cada ano, a linguagem juridiquês não tá se tornando acessível na mesma velocidade. Isso acaba sendo um empecilho para cidadãos comuns que não compreendem essa linguagem complexa, o que também prejudica na navegação das plataformas jurídicas atuais.
Objetivo
Propomos democratizar o acesso o acesso à justiça no contexto do Direito 5.0, com a exploração conjunta do Legal Design com o UX Design para criar uma plataforma de sistema jurídico eletrônico que seja o mais transparente e acessível possível para os cidadãos comuns
Definindo o processo
Exemplificando o design process e a joranda pela qual foi seguida durante todo desenvolvimento do projeto
Desk Research
Pesquisa qualitativa e quantitativa
Pesquisa
Definir
Hipóteses
Personas
Jornada do usuário
Ideação
User Flow
Arquitetura da Informação
Design
Wireframes
Protótipo de Alta Fidelidade
Legal Design
Etapa final
Prototipação
Testes de usabilidade
Pesquisa
Desk Research
Inicialmente, realizou-se uma extensa pesquisa em sites governamentais para avaliar a relevância da nossa temática no atual contexto jurídico. Segundo o portal Conselho Nacional de Justiça – CNJ, mais especificamente em sua pesquisa titulada “justiça em números”, até julho de 2023, o volume de novos processos em todas as classes judiciais atingiu a marca de 19,9 milhões, com 9,3% destes sendo eletrônicos e meros 0,17% físicos. De maneira significativa, os procedimentos do juizado especial civil representaram a maior parcela, totalizando 3,7 milhões de processos nesse período.
Pesquisas Qualitativas x Pesquisas Quantitativas
Visando adquirir o máximo de dados para o desenvolvimento do sistema, a pesquisa quantitativa e qualitativa foram muito importantes para que pudéssemos entender da melhor forma o estado atual do sistema de consultas e gestões processuais e se o problema apresentado realmente é pertinente. Enquanto na qualitativa focamos em entrevistas com advogados (que serão mantidas em sigilo), na quantitativa nós destinamos um formulário à indivíduos leigos em assuntos jurídicos.
As investigações buscaram se concentrar em:
Como as pessoas se sentem ao receberem um processo?
Quantas delas sabem como proceder?
Quantas delas já sabem como e onde acessar as informações processuais?
Quais as maiores dores das pessoas leigas com relação a consulta processual
Entender as dores ao usar o PJe e outros sistemas similares.
Quais as maiores dificuldades de gerir um processo por meio dos sistemas eletrônicos atuais?
Estes foram os principais pontos identificados:
Pergunta 1: Qual é a região que você mora?


Pergunta 2: Qual é a sua idade?


Pergunta 3: Você já teve ou tem um processo no seu nome ou já acompanhou algum processo de alguém próximo?
Pergunta 4: Se você fosse informado agora de que está sendo processado, você saberia onde buscar informações sobre o processo sem ter que buscar um advogado para isso?




Pergunta 5: Você sabe o que são sistemas eletrônicos de processos?
Pergunta 6: Você conhece algum desses sites/sistemas? (É possível selecionar mais de uma opção)




Pergunta 8: Se sim, você acredita que esse site seja oficial do governo?
Pergunta 7: Você conhece o site Jusbrasil?




Pergunta 9: Você possui dificuldade para compreender seus direitos ou processos legais? Quais são os pontos que você acredita que são os motivos para sua dificuldade? (É possível selecionar mais de uma opção.)
Pergunta 10: Alguma vez você buscou informações sem o auxílio de um advogado sobre seus direitos legais?




Pergunta 11: Se sim, qual é a principal fonte que você usou?
Pergunta 12: Você já assistiu a vídeos, leu manuais ou outros materiais educacionais relacionados aos direitos dos cidadãos, ao funcionamento de um processo legal ou à forma de acessar seus processos?




Pergunta 13: Se sim, de que forma você chegou a esses materiais?


Definir
Hipóteses
Pensando na nossa proposta em criar uma plataforma de consultas processuais que fosse de fácil acesso à pessoas leigas, democratizando assim o acesso à justiça, pensamos em hipóteses que poderiam ajudar a realizar esse feito como também identificar os pain points do sistema atual.
01
02
O Legal Design aplicado com base nas diretrizes do Direito 5.0 pode ampliar a efetividade do direito ao acesso à justiça.
O uso do Legal Design sob a óptica do conceito de Direito 5.0 pode aumentar a confiança dos usuários no sistema jurídico, tornando-o mais acessível, inclusivo e transparente.
03
Implementação do Legal Design pode ajudar a reduzir a falta de transparência no sistema jurídico, fornecendo informações claras e compreensíveis sobre os processos jurídicos e os direitos das partes envolvidas.
04
05
A adoção do Design sob a óptica do conceito de Direito 5.0 pode melhorar a eficiência do trabalho jurídico de operadores do direito, promovendo uma forma mais humanizada de lidar com a tecnologia.
A abordagem centrada no usuário do Design pode ajudar a melhorar a comunicação entre advogados, magistrados e partes envolvidas, evitando conflitos e mal-entendidos no processo jurídico.
Personas e Jornada do Usuário














Identidade Visual


User Flow




User Flow Advogado
User Flow Cidadão
Arquitetura da Informação


Desenvolvimento da Arquitetura de Informação para o sistema Desktop
Wireframes
Com os User Flows e a Arquitetura de Informação delimitados, fomos então para o desenvolvimento dos Wireframes, proporcionando uma base sólida para a consolidação de nossas ideias
Desktop








Mobile












Protótipos de Alta Fidelidade
Com a conclusão dos Wireframes, seguimos para o desenvolvimento dos protótipos de alta fidelidade
Desktop




















Mobile











